lunes, 17 de agosto de 2020

"Prevenção de traumas dentários em crianças"


"Prevenção de traumas dentários em crianças"
 
 

A prevenção é importante: Cuidados simples podem evitar muitos acidentes!

 Assim que os bebês começam a engatinhar é recomendável não manter muitos móveis na casa, proteger quinas e gavetas, além de evitar meias e pisos molhados.

 Quando ficam mais crescidos é importante a supervisão de um adulto durante as brincadeiras; o cuidado com escadas, janelas e portões; e o uso de protetores bucais.

 É necessário ainda atenção aos fatores predisponentes aos traumatismos como alteração da oclusão.

O que fazer no momento do trauma?

Se apesar das precauções, o traumatismo ocorreu, deve-se avaliar a extensão do dano e manter a calma.

Para que haja sucesso no tratamento do trauma é imprescindível que a busca ao auxílio odontológico seja feita imediatamente. A busca tardia resulta na maioria das vezes num procedimento menos conservador e até a perda do elemento afetado. 

Mesmo em casos de traumatismos mais leves a consulta e radiografia são necessários, pois no caso das crianças há a formação do dente permanente, que muitas vezes pode ser afetado. O controle periódico se faz imprescindível.

 

 

HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA

 

SENSIBILIDADE NOS DENTES TEM 3 CAUSAS PRINCIPAIS!

Geralmente a sensibilidade dentária é causada por algúm problema já existente na cavidade bucal. Existem 3 causas principais da hipersensibilidade:

1- Escovação incorreta: é muito comum que o paciente acredite que escovar os dente com força irá eliminar todas as bactérias do dente. Mas, na verdade, esse hábito provoca a abrasão, expondo a dentina. Colocar bicarbonato de sódio por cima da pasta de dente também pode ter o mesmo efeito!

2- Erosão ácida: a erosão acontece quando o meio bucal se torna muito ácido, desgastando o esmalte. "Pode estar associada a uma dieta alimentar com característica muito ácidas, com grande quantidade de alimentos cítricos ou refrigerantes com baixo ph, levando à perda do esmalte dentário que protege o dente.

3- Retração gengival: acontece com uma diminuição do volume da gengiva, causada por doenças como a periodontite ou trauma, a retração da gengiva expõe as raízes do dente formadas apenas por dentina com milhares de túbulos dentinários permeáveis.

A PREVENÇÃO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA PODE SER SIMPLES!

Além de evitar alimentos ácidos, a prevenção da sensibilidade dentária também envolve manter em dia as consultas com o dentista, prestar atenção nas instruções de como proceder a higiene bucal e evitar consumir alimentos frios logo após um alimento quente e vice-versa.